quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Porquê aprender línguas clássicas?

Ora bem, porquê aprender línguas clássicas?

Confesso que antes de me iniciar no estudo do Latim, a minha opinião era igual ou semelhante à de muitas outras pessoas: aprender Latim? porquê? não serve para nada, é uma língua morta!

Digo (a quem pensa isto) que essa ideia é ERRADA!

No início do ano lectivo 2006/2007, aquando da minha matrícula na Faculdade, o rapaz que me ajudou na inscrição pôs-me à frente uma lista de cadeiras opcionais entre as quais se encontrava o Latim. Eu pensei: Vou escolher Latim e espero não me arrepender!

E assim foi!

O ano começou e com ele a "língua morta". Ao princípio, confesso, que me foi um pouco difícil entrar na maneira de pensar que o Latim exige mas com alguma prática e dedicação, esta cadeira acabou por se tornar na minha preferida ao longo do ano e digo com toda a certeza (e citando um professor) que aprender Latim (e Grego) alarga os nossos horizontes e faz-nos ver as coisas de outra forma.
Esta é a minha opinião em relação ao Latim. Quanto ao Grego não posso, por enquanto, falar pois ainda não tive a honra de poder estudar tal língua mas acredito que também "escancare" horizontes como o Latim.

Em suma, e após todo este discurso, digo a toda esta boa gente que anda por aí que SIM, deve aprender-se Latim e Grego SIM!!


Texto escrito pela minha pessoa na esperança de cativar mais gente para a aprendizagem das línguas clássicas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Grande Texto! Concordo completamente contigo na questão de que vale sempre e muitíssimo a pena aprender Latim!! Eu quando entrei para a Faculdade sentia um fascínio especial pelo Latim... E confesso que a vontade de ter a primeira aula de Latim era enorme... Sempre quis aprender Latim... E agora que conheço e estudo Latim, cada vez mais me apercebo de que a Língua Latina é uma das mais maravilhosas e espectaculares de Sempre!!!!

Beijinhos! =)

Anónimo disse...

Ora bem pela forma como falas tou a ver que a coisa é de coração associada à vocação, isso não é muito frequente hoje em dia.
O Latim é somente uma das linguas mãe que veio a dar origem ou a influencias imensos idiomas que hoje são falados correntemente, é incontornável uma importancia de tal dimensao, que no tempo dos nossos amigos romanos, era lingua unica por todo o imperio que não era nada pequeno.
Fico feliz que pessoas tão motivadas e dedicadas a algo como no teu caso é a Cultura Clássica contribuam para uma futura geração de letrados instruidos ao espírito das luzes antigas que por vezes tanta vez nos faz falta.
Abraço campeon ^^

LCN disse...

Confesso que antes de começar a aprender Latim eu não sabia coisas tão básicas do Português como a existência de um tempo verbal denominado "pretérito imperfeito do conjuntivo"...
Sem se saber Latim, como se explica o facto de o plural de "mão" ser "mãos", mas o de "pão" ser "pães"? Ora, quem sabe Latim, logo percebe que isto acontece porque o plural de "manus" (mão), palavra pertencente à 4ª declinação, é igualmente "manus", mas o de "panis" (pão), que, por sua vez, pertence à 3ª declinação, é "panes". Depois, se nos lembrarmos de que em ambas as palavras o "n" intervocálico caiu, percebemos a que se deve a diferença dos plurais.

Palavras sem fim disse...

Ui! Até me sinto mal, deixar aqui o meu comentário, perante os que cá estão.Mas como não tenho vergonha, aqui vai.
Não sei Latim, muito menos escrever. Sei português e mal. Como se costuma dizer" burro velho não aprende línguas".Força! Gostei! Espero um dia, poder ler algo, escrito por ti.
Bjs

Anónimo disse...

Boas Cousin,
Tudo o que escreveste até agora, pra mim é Grego!!! Por isso tás lá..

Grande Abraço :)

C. disse...

Bem...essa paixão vem mesmo da alma :D nascesta na época errada ou então essa paixão provém de uma outra vida. Quem sabe? ^^

Mas uma coisa concordo contigo: latim não é uma língua morta!
Ainda é usava muito frequentemente na comunidade cientista. Por isso: go latim go! xD

Força e espero que escolhas aquilo que mais gostas and stick to it!

kiss kiss* * ** * * *

Logosphera.com disse...

Logosphera.com
Classics Community & Education

Para aqueles que tem interesse pelas línguas clássicas, nformamos que o Curso Online Latim 1 ainda está com as inscrições abertas.
O curso começou no dia 10 de março, mas é ainda possível inscrever-se até o dia 24.

A página de divulgação do curso se encontra no link
http://www.logosphera.com/courses/news/latim1/2008.htm

Avisamos também o Curso Online Grego Antigo 1, no sistema de fluxo contínuo, aceita inscrições a qualquer momento, pois é o participante que decide quando o curso inicia e estabelece o seu ritmo.
Veja mais detalhes na página
http://www.logosphera.com/courses/news/grego1/fcontinuo.htm

Se puder, ajude-nos a divulgar este curso online, através da internet, ou distribuindo um cartaz impresso que se encontra na página de divulgação.

Qualquer dúvida, escreva para info@logosphera.com
Logosphera.com